quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas para organizar sua coleção de discos de vinil




Colecionadores sempre tiveram muito carinho pelas suas coleções. Construída ao longo de anos de idas a sebos e trocas e compras de discos de vinil, a sua coleção deve estar sempre organizada para que você possa usá-la sempre que precisar. E o mais importante, a conservação depende muito do modo com que você guarda os seus itens. Portanto, a melhor opção é reservar um espaço especial para sua coleção e mantê-la sempre em ordem. Vamos listar aqui 5 dicas de organização para te ajudar nesta tarefa:



1 – Escolha um local seguro e adequado para sua coleção de discos de vinil. Deve estar protegido do calor, umidade e luz do sol. Evite fumaças perto das capas dos seus discos, pois podem amarela-los.

2 – Se quiser deixar sua coleção à mostra – ou seja, a grande maioria dos colecionadores – opte por uma estante com prateleiras. Escolha o tamanho de acordo com a sua necessidade (lembrando que a coleção poderá aumentar).

3 – Guarde seus discos de vinil sempre na vertical, pois na horizontal eles podem ficar curvados.

4 – Use plásticos para preservá-los melhor e por mais tempo.

5 – Limpe e areje pelo menos uma vez por ano com produtos indicados.

Com essas dicas já é possível manter os seus discos de vinil em bom estado e conservá-los durante bastante tempo. Até porque muitos deles provavelmente já vêm de décadas passadas e acabam virando raridades a cada ano que passa.

Lembre-se que a organização e disposição deles deve ser feita por você, pois coleção é algo muito pessoal e individual, assim como sua disposição. Manter eles sempre arrumados te poupa tempo e desgaste na hora em que você quiser ouvi-los. Além disso, evita que você os perca pela casa e eles acabem sendo danificados.








Escolhida a estante e as prateleiras em que ficará exposta sua coleção, é hora de separar os discos por categorias que te ajudarão a encontrá-los rapidamente mais tarde. Esse tipo de separação é muito útil para quem já tem uma coleção bastante extensa. Você pode separá-los por:

1 – Ordem alfabética. É a maneira mais simples e mais eficiente, tanto para arrumar, quanto para achar.

2 – Gênero musical. É bastante prático na hora que você for ouvir os discos, pois os estilos musicais estarão perto um dos outros. Separe entre rock, clássico, jazz, MPB, pop, reggae, coletâneas… Aí vai depender muito do seu gosto.

3 – Crie subcategorias dentro dessas categorias. Separe por artistas, título do álbum ou até entre nacionais e internacionais.

Pronto, sua coleção de discos de vinil já está organizada, agora é só manter assim!


FONTE: Todos os direitos do texto reservados ao site BUROHAUS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Sinta-se livre para deixar seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...